Modelo 3D - Cálice funerário Jê

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Curadoria do acervo de ossos humanos - Parte I

Processo de exumação e curadoria da urna funerária do sítio arqueológico Ninhal. Clique na imagem para ampliar.
  
Durante o mês de julho foi elaborada e executada, em sua primeira fase, a curadoria do acervo de ossos humanos da reserva técnica do museu. A primeira etapa de trabalhos, coordenada pelo arqueólogo Me. Rafael Bartolomucci no laboratório de arqueologia do MAC, contemplou uma urna funerária proveniente do sítio arqueológico Ninhal, localizado na zona rural do município de Iguatama - MG. Esta estrutura arqueológica foi encontrada, escavada e coletada no ano de 2007 por uma equipe do Setor de Arqueologia da UFMG e, em 2011, o MAC assumiu sua guarda museológica (clique aqui). Um dos primeiro resultados desta guarda foi a restauração de um vasilhame cerâmico em uma bela forma de cálice, o qual foi encontrado, completamente fragmentado, junto à urna funerária (clique aqui).
  
Clique na imagem para ampliar.
     
Pelo que foi possível observar dos restos esqueletais exumados, a pessoa foi colocada no interior da urna cerâmica com as costas apoiadas na parede do vasilhame, os joelhos fletidos envoltos pelos braços, como se estivesse sentada, com as pernas recolhidas e os joelhos próximos ao rosto. Segundo Bartolomucci a abertura da fossa pélvica (o osso da 'bacia') denota que a pessoa sepultada era, com grande grau de certeza, uma mulher. Há forte indícios, históricos e arqueológicos, de que o sepultamento foi feito por grupos indígenas vinculados à família linguística Jê, mas ele ainda não foi datado, sua idade pode recuar desde 300 até 1.000 anos antes do presente. Um dos objetivos deste estudo é coletar uma amostra do esqueleto para que seja feita sua datação radiocarbônica. 
   
Na zona em que jazia o colo desta mulher foram encontradas centenas de contas, sementes cuja situação na qual foram inseridas no sepultamento não está ainda clara, podem ter integrado um artefato, como um maracá, ou ter composto um trançado ou tecido. Todo o interior da urna foi escavado e todo o material foi triado, registrado e depositado na reserva técnica do museu. O solo retirado foi peneirado, tendo sido coletadas amostras tanto para flotação quanto para testemunho e outras análises.

Assista a um vídeo que mostra um detalhe da exumação do esqueleto, ainda dentro da urna funerária.
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário