Modelo 3D - Cálice funerário Jê

domingo, 15 de julho de 2012

O MAC apoia a causa indígena

Enquanto instituição que pretende guardar, proteger e estudar o patrimônio cultural arqueológico indígena da região do Carste do Alto São Francisco, a qual recebeu e abrigou as primeiras comunidades humanas há cerca de 11.000 anos, em cujo solo foram plantadas as primeiras roças de milho, mandioca, e algodão2.000 anos e que, a partir do século XVI de nossa era, constituiu-se em território daqueles que receberam por alcunha o termo 'Bilreiros' e, posteriormente, o de 'Cayapó do Sul', grupos indígenas que resistiram temerariamente - até seu ocaso no século XVIII - às bandeiras paulistas e à expansão da sociedade escravagista neobrasileira, e que tiveram nos Panará - que hoje vivem no Parque Indígena do Xingu - os seus bravos descendentes, o Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC) vem manifestar seu apoio à causa indígena, contra a PEC 215 e pela urgência nos julgamentos para a justa e necessária demarcação das terras indígenas no Brasil.

Participe deste movimento!

Ele não diz respeito "somente" aos indígenas, mas sim a todos nós, brasileiros, pois ele simboliza o que queremos para nossa República, o que faremos com a nossa história.

Informe-se, exerça a cidadania, entre em contato com seu Deputado Federal.
   
Aquarela Étnico 033 - autor: Lauro Monteiro.
Clique na imagem para ampliar.

Clique aqui para mais informações.

Um comentário:

  1. Acompanho o Mac de longe e essa ação é mais um exemplo de pioneirismo, ética e coragem. Se todas as instituições dessa área tivessem a mesma postura, assim como os seus profissionais, eu tenho certeza que nossa realidade tivesse mais chance de ser diferente. Isso tem tudo e muito a ver com nossos museus. Mais uma vez parabens a todos, espero um dia conhecer de perto essa instutição de tamanha relevância social para o Carste!!! Ass. Francisco Forte Stuchi

    ResponderExcluir